EN
PT
14
outubro
2024
Lançamento e apresentação do filme "Reexistir por Linhas Transmutáveis – Histórias da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial Baiana"
Visitar Website do Evento
O Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra lançam na próxima segunda-feira, 14 de outubro, o documentário “Reexistir por Linhas Transmutáveis – Histórias da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial Baiana”, dirigido pelo cineasta baiano Talbert Igor. O longa-metragem será lançado na Saladearte Cinema da UFBA, em duas sessões gratuitas que acontecem às 9h30 e 18h30. Após a exibição haverá um bate-papo com o diretor, pesquisadores e trabalhadores envolvidos no projeto.

O filme propõe uma abordagem poética e ao mesmo tempo política sobre as narrativas individuais e coletivas que passam pelo tema saúde mental. A obra tem como fio condutor as ações do Projeto Psyglocal que acontece em parceria entre as duas universidades e tem como objetivo analisar a história dos direitos humanos no campo da psiquiatria e saúde mental. O filme conta com entrevistas e registros de uma série de iniciativas, projetos e associações que buscam discutir e fortalecer o atual cenário da reforma psiquiátrica, além de proporcionar trocas entre os movimentos antimanicomiais europeus e brasileiros.

Direção: Talbert Igor
Data: 14 de outubro
Onde: Saladearte Cinema da UFBA
Gratuito

9h30 – 12h: Sessão do filme seguida de bate-papo com o diretor Talbert Igor, a professora Mônica Nunes (ISC/UFBA) e pessoas envolvidas no Projeto Psyglocal
18h30 – 21h: Sessão do filme seguida de bate-papo com o diretor Talbert Igor, a professora Mônica Nunes (ISC/UFBA) e pessoas envolvidas no Projeto Psyglocal

Link ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=YJzP2Ii1teY&t=29s&ab_channel=TalbertIgor